DESENHANDO POA

 

11406652_1650857085135317_7793857587135485715_o-e1530031616134.jpg

 

A iniciativa visa reunir pessoas para desenhar nas ruas de Porto Alegre. E é bem simples: a gente convoca e quem quiser aparece. O evento é gratuito e não precisa ser profissional, basta trazer seu material e querer desenhar por algumas horas em companhia de outras pessoas. No final da tarde, todos se reúnem para compartilhar suas vivências e registros.

O projeto valoriza o desenho como uma forma de olhar e registrar a experiência de (re)viver a cidade. Começou na cidade de São Paulo há algum tempo (Desenhando SP), como iniciativa dos artistas Eduardo Nasi e Marcia Tiburi.  A organização na capital gaúcha começou em 2012 e ficou por conta do Atelier D43.

9-encol-desenhando-poaO encontro na Praça da Encol, contou  bom tempo para desenhar, depois de dias chuvosos na cidade.
Links:
http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/Praca-da-Encol-
http://jcrs.uol.com.br/praca-da-encol-recebe-encontro-de-desenho-ao-ar-livre

8-alfandega-desenhando-poaNo encontro da Praça da Alfândega  os participantes desenharam a arquitetura e vegetação, característicos deste espaço da cidade. O vento atrapalhou um pouco e o tempo fechou no fim da tarde.

7-gasometro-desenhando-poaNo evento que aconteceu na Praça do DMAE, teve o registro da RBS (emissora de televisão regional), numa tarde agradável de bate papo e muitos desenhos.

Links:
Reportagem Programa MISTURA/RBS
http://zh.clicrbs.com.br/rs/clubes-de-desenho-em-porto-alegre
http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/noticia/2015/08/clubes-de-desenho-poa

6 GASOMETRO desenhando poa 2

O primeiro evento de 2015 aconteceu na Usina do Gasômetro. A chuva deu uma trégua e apesar do frio, cerca de 20 desenhistas se reuniram ao sol da tarde para registrar desde a arquitetura local até os barcos e pessoas que curtiam o final de tarde na beira do Guaíba.

5 desenhando poa

O último encontro de 2014 foi na Fundação Iberê Camargo, choveu e os participantes se concentraram na arquitetura marcante do local. Teve boa divulgação na imprensa digital Sul21 e na ZH ClickRBS.

PRAÇA DA MATRIZ 10606006_1577439465810413_8798966604857569794_n

Em cada edição, o foco dos participantes muda bastante: a natureza, as pessoas, os animais, a arquitetura, o exercício do olhar é bem variado. Na Praça da Matriz, os monumentos foram o alvo dos desenhistas. Aconteceu no último final de semana da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, quando o tempo abriu e o dia ensolarado colaborou para a reunião (o que não foi possível nos 2 primeiros sábados do mês de novembro por causa da previsão de chuva).

3 desenhando poa

O 3º encontro do desenhando POA no Parcão (divulgação no site da UFRGS) e na ZH ClickRBS

A tarde no Parcão foi bem movimentada e em frente ao Moinho de Vento as pessoas disputaram as sombras e cangas para achar os melhores ângulos de observação. Eventos inusitados ocorreram durante o encontro, como a sessão de foto de um casamento, um aniversário de criança e a divulgação do Jazz Festival, com direito a apresentação de um trio de músicos. Cachorros e as tartarugas também serviram de modelo para desenhar.

02 Desenhando poa prefeitura 10403324_1535268506694176_5782411561887848975_n

Apesar do tempo nublado, muitos desenhistas apareceram na escadaria da Prefeitura de Porto Alegre. Além da Fonte Talavera, os pedestres e pombos (muitos pombos) chamaram a atenção de quem desenhava.

01 FLYER desenhando POA

 

Mesmo com apenas 2 dias de divulgação, jogo de Copa do Mundo (Brasil x Chile) e chuva, quase 30 pessoas apareceram no primeiro desenhando POA. Contou com a presença dos artistas Eduardo Nasi e Marcia Tiburi, idealizadores do encontro em São Paulo. Aconteceu como uma atividade simultânea da exposição Volúpia Construtiva – prazer e ordenamento em desenho sobre papel no acervo do MACRS.

Divulgação: Jornal Diário de Santa Maria

Depois de 2 horas desenhando na Travessa dos Cataventos (rua interna da Casa de Cultura Mário Quintana), os participantes se reuniram numa roda de conversa, para trocar observações e opiniões sobre os desenhos. A experiência serviu de modelo para a organização dos futuros encontros na cidade.

Quem estiver pela capital paulista e quiser desenhar também, fique atento a programação na página do encontro:

http://desenhandosp.tumblr.com/

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s