LOUCOS POR DESENHO

Flyer web - frente FLYER FINAL A5 PRETO E BRANCOLoucos por desenho (2015)

Clipping EXPOSIÇÃO LOUCOS POR DESENHO (2015)

LOUCOS POR DESENHO l Estação Cultura / TVE 18/11/2015

Terça feira dia 3 de novembro de 2015 às 19 h será aberta a nova exposição Loucos por desenho do Atelier D43 no Vila Flores, Rua São Carlos 753 às 19 h.

VISITAÇÃO: de 03 à 20 de novembro

CONVERSA COM OS ARTISTAS: Sábado dia 14 de novembro às 10 h
A exposição apresenta a produção coletiva de vídeos e desenhos inéditos do Atelier D43 em 2015. Serão mostrados desenhos sobre papel em grande e pequeno formato, na sua maioria preto e branco, e vídeos gravados durante a realização dos desenhos.
O objetivo do grupo experimental, composto por Caju Galon, Kelvin Koubik e Teresa Poester, é
explorar o desenho em cruzamento com linguagens artísticas contemporâneas. Há 4 anos o coletivo, que nasceu da pesquisa Desenho Gesto e pensamento: procedimentos gráficos e outras mídias junto ao IA-UFRGS, coordenado por Teresa Poester, se desdobra em atividades de extensão que visam atingir um público heterogêneo para além do ambiente acadêmico, como Conversas com Artistas, Atelier Aberto ou Desenhando POA.

O nome da exposição faz alusão ao título honorífico que o grande pintor japonês Hokusai se auto designou no final de uma vida dedicada ao desenho. Mas a mostra Loucos por desenho traduz, sobretudo, a ideia de retomar incessantemente antigos trabalhos num processo exaustivo de construção e reconstrução permanentemente reprocessado.  Resultado que subverte a assinatura individual e revela a autoria ou identidade coletiva.

Desde 2012 o grupo investiga possibilidades do desenho em relação a novos recursos tecnológicos e artísticos. Atualmente passou a focar-se no vídeo em relação à performance. O vídeo, não somente sendo registro do ato de desenhar, como ação performática, mas, uma linguagem autônoma. É através do visor da câmera que as ideias vão surgindo espontaneamente e alguns desenhos sobrevivem apenas como imagem na gravação.

Conforme o crítico e professor do IA-UFRGS, Eduardo Veras, que acompanha o trabalho do grupo: amarrar tiras de elástico no pulso dos participantes simultaneamente; acomodar as tiras de modo que possam rabiscar criando tensão sobre o papel ou projetar sobre o próprio desenho a imagem do outro que desenha, passando a interagir com a gravação ou contracenar com sua própria imagem desenhando, são algumas das estratégias utilizadas para a confecção dos vídeos.
Se a exposição anterior, Lugares do Desenho – Prêmio Açorianos como mostra coletiva em 2014-apresentou trabalhos do grupo, de seus integrantes e também de 11 artistas convidados, Loucos por desenho é a primeira mostra em Porto Alegre em que será apresentada unicamente a produção coletiva do Atelier D43.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s