Conversas com artistas

Atelier D43 conversa com Antônio Augusto Bueno | Exposição “Antes era só o vão”
conversa com aa

3s – O projeto
O Estúdio Hybrido, a partir de uma pesquisa de Marcelo Monteiro, organizou uma ação de modelo vivo em movimento com o intuito de unir em um mesmo processo criativo diferentes linguagens artísticas. A base para o início de um diálogo entre os artistas escolhidos pelo Estúdio Hybrido surgiu dos escritos de Paul Valery sobre os desenhos das bailarinas de Degas, do gesto e do desenho de Caribé e da pesquisa de Teresa Poester sobre o gesto no desenho, entre influências de outros autores (Michaux, arte oriental). Usando ainda um vídeo (“Beams Story”, do artista Matthew Dear) como referência inicial, Marcelo fez, por meio da rede social, o convite aos artistas escolhidos e, através da web, se iniciou uma conversa plena de possibilidades criativas. A proposta: fazer 3 encontros, de aproximadamente 3 horas cada, no período de uma semana. Foi acordado que o centro da ação seria a bailarina, e todos artistas, de maneira livre e crescente, buscariam alcançar uma sincronia iniciada pelos ritmos e gestos da primeira (e também pelas impressões das ações dos artistas entre si). As áreas artísticas envolvidas no processo foram: dança, música, desenho, pintura, fotografia, vídeo e poesia. O processo possibilitou a cada integrante do projeto a consciência de seu próprio processo criativo e, ao mesmo tempo, uma amplificação dos sentidos e da percepção do todo.
Consequentemente, gerou um diálogo simultâneo e plural entre as ações e criações das diversas áreas artísticas envolvidas. A proposta tinha uma intenção mais experiencial do que experimental, indo ao encontro da experiência vivida, e consistiu em cada artista tentar resgatar o tempo do gesto e do movimento no tempo da ação. Essa proposta nos remeteu ao nome do projeto – “3s”, ou seja, 3 segundos – tempo que o cérebro humano leva para registrar o tempo presente. A dinâmica do processo não teve a pretensão de chegar a uma conclusão, mas ao invés disso, se aproximar do caráter de “poiética”, tema este também estudado por Valery, que trata a obra-sendo-feita, ou seja, é uma reflexão sobre o que está em obra na obra, dos meandros do processo criativo.

conversa com hybrido


01 CONVERSA FZ

Em edição extraordinária (a primeira fora do atelier de desenho) , a Conversa com o artista Fabio Zimbres sobre sua exposição acontece na Galeria Bolsa de Arte.

A Galeria Bolsa de Arte recebeu a primeira Conversa com o artista organizada pelo ATELIER D43 em 2015. O bate papo com Fabio Zimbres teve como tema sua exposição que estava no andar superior da galeria. Referência das artes gráficas no Brasil, Fabio Zimbres exibia cerca de 20 trabalhos, entre desenhos e técnicas mistas.

CONVERSA FABIO Z PB IMG_20150410_114216729

CONVERSA FZ PB a 10042015526


conversa com rodrigo

Edição especial. Atelier D43 conversa com o artista Rodrigo Plentz sobre sua exposição INACABADOS: Desenho da Figura Humana.

Em setembro de 2013 aconteceu Conversa com Rodrigo Plentz sobre sua exposição Inacabados – desenho de figura humana na Galeria Iberê Camargo da Usina do Gasômetro (Porto Alegre).  Para o artista, o desenho é matéria em movimento que parte da interação do artista com a natureza, com a imaginação e a memória, movimento que nasce da contemplação do universo sensível, segue pelo olhar e se estende pelo corpo do artista até encontrar a superfície que irá cristalizar todo o processo.  Plentz explica: “Nesta reflexão, me proponho à tentativa de encontrar a essência do desenho, então passo a observá-lo como processo,(…), confrontando os modos de construção da figura humana a partir da observação direta do modelo com outras fontes de obtenção de imagens (impressas, memória e imaginação) e observando as características gráficas que cada procedimento gestual proporciona”.


Conversa com Fernando Lindote na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo - Instituto de Artes/UFRGS.

Conversa com Fernando Lindote na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo – Instituto de Artes/UFRGS.

A partir da exposição coletiva Lugares do Desenho atelier D43 e convidados, realizada no Instituto de Artes em Outubro de 2013. Na mostra, foram apresentadas várias possibilidades de cruzamento do desenho dentro de um espaço só. O ATELIER D43 encarregou-se de toda produção da exposição, houve grande repercussão da mídia e aceitação do público. Dentro do conceito de exposição expandida, foi promovido mais uma CONVERSA COM ARTISTA: com apoio da PROPESQ/UFRGS foi possível trazer a Porto Alegre o artista Fernando Lindote. Referência no país nas artes visuais, além de participar da exposição o artista conversou com o público, sobre suas influências e seu processo artístico.

Lindote pbDivulgação: KORALLE.NOTÍCIAS


Eduardo Veras conversa sobre Desenho como curadoria na exposição “ A linha incontornável, desenhos de Iberê Camargo”.

Eduardo Veras conversa sobre Desenho como curadoria na exposição “ A linha incontornável, desenhos de Iberê Camargo”.

A CONVERSA COM Eduardo Veras foi sobre a exposição A linha incontornável, desenhos de Iberê Camargo realizada entre abril e outubro de 2010. A mostra foi montada a partir do acervo da Fundação Iberê Camargo e incluía peças que nunca haviam sido exibidas publicamente. O bate papo foi sobre o desenho de Iberê e sua inserção no quadro maior da obra do artista e da arte moderna brasileira, além de discutir aspectos curatoriais da exposição.

Divulgação: Blog Lerina ClickRBS e UFRGS.NOTÍCIAS


Mauro Fuke e Lia Menna Barreto – Desenho como projeto: Tun e trabalhos pessoais

Os convidados dessa edição foram os artistas Mauro Fuke e Lia Menna Barreto que falaram sobre a sua formação, arte aplicada e o mercado de trabalho.

Mauro Fuke e Lia Menna Barreto – Desenho como projeto: Tun e trabalhos pessoais.

Divulgação: Blog Lerina ClickRBS


Desenho, história em quadrinho e cinema.

Desenho, história em quadrinho e cinema.

O primeiro convidado de 2013 foi Jorge Furtado, que falou a influência do desenho e das histórias em quadrinhos no seu processo no cinema. O encontro lotou o espaço, atraiu mais de 150 pessoas que queriam ouvir as experiências do cineasta gaúcho.

01

melhoress

Divulgação: Blog Lerina ClickRBSUFRGS.NOTÍCIAS e ENTRETENIMENTO.ClicRBS


Conversa com Fábio Zimbres, Gelson Radaelli e Eduardo Haesbaert sobre a experiência coletiva Casa do Desenho.

Conversa com Fábio Zimbres, Gelson Radaelli e Eduardo Haesbaert sobre a experiência coletiva Casa do Desenho.

Dessa vez quem apareceu para a CONVERSA foram os artistas Eduardo Haesbert, Fabio Zimbres e Gelson Radaelli, pra falar sobre a Casa do Desenho”, experiência coletiva de desenho a seis mãos que resultou em várias exposições.

DSCF1254 DSCF1239

Divulgação: KORALLE.NOTÍCIAS  e  Blog Lerina ClickRBS


conversa com Jailton Moreira sobre sua exposição Desenhos Ordinários (realizada em 1999 no MAC em Porto Alegre)

Conversa com Jailton Moreira sobre sua exposição Desenhos Ordinários, (realizada em 1999 no MAC em Porto Alegre)

Jailton Moreira participou da primeira CONVERSA COM ARTISTA, em outubro de 2012, organizada pelo ATELIER D43 no Instituto de Artes da UFRGS. O artista falou sobre a exposição Desenhos Ordinários, de sua autoria, realizada em 1999 no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).

Paletra Jailton (1) Paletra Jailton

Divulgação: Zero Hora ClickRBS  e  Blog Lerina ClickRBS

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s